quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ÓLEOS ESSENCIAIS


Óleos essenciais com suas principais indicações nos aspectos físico, estético e emocional. A água será a condutora de tais propriedades.


BERGAMOTA Indicado para tratar obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de estresse, gripes e resfriados. Estimula o entusiasmo e combate a depressão.


CAPIM-CIDREIRA, CAPIM-LIMÃO OU CAPIM-SANTO É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo. Além de calmante, ajuda a liberar raiva e emoções contidas.


CIPRESTE Antiinflamatório, bom contra acnes. É antifúngico (combate micoses). Indicado também para tratar a má circulação, sobretudo varizes. Melhora a concentração, facilita o desapego e alivia o estresse.


GERÂNIO Controla a oleosidade da cútis e do cabelo, e é recomendado para o tratamento de pele seca. Alivia o medo e a carência.


GRAPEFRUIT Empregado no combate a obesidade, celulite, retenção de líqüidos, depressão, tristeza e melancolia. Efeitos similares aos da laranja e da tangerina.


HORTELÃ-PIMENTA Útil contra dores de cabeça, enxaquecas e enjôos. Por estimular a circulação, previne celulite e varizes, além de atuar como analgésico. Elimina manchas de pele. Traz clareza aos pensamentos e é estimulante.


JUNÍPERO Melhora a circulação e atenua celulite e varizes. Alivia problemas respiratórios e estresse. Fortalece a memória e é indicado contra o excesso de isolamento.


PALMAROSA Rejuvenesce todo tipo de pele; equilibra, sobretudo, as oleosas e com acne. Auxilia no tratamento de obesidade, celulite e gordura localizada. É calmante, antidepressivo e favorece o sono tranqüilo e regenerador.


PAU-ROSA Usado no tratamento de acnes, rugas e queimaduras. Hidrata a pele e evita o envelhecimento precoce dos tecidos. Age como calmante e é eficaz contra cansaço depressão, insônia e estresse. Alivia dores de cabeça.


ILANGUE-ILANGUE Previne acnes e rugas. É sedativo, calmante e afrodisíaco. Age contra ansiedade e insônia. Ameniza a raiva e a irritação.


COPAÍBA Para tratar problemas de pele em geral, como alergias, inflamações, cabelo sem brilho, manchas senis de pele. Harmoniza e estabiliza emoções. Acalma e diminui a ansiedade e o estresse.


MANJERICÃO Tem propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras da tez. Melhora a digestão. Possui aroma de efeito relaxante, antiestresse, ansiolítico e antidrepressivo.

Banho de Procedencia Hindu

A consultora especializada em perfumes e cosméticos, Renata Ashcar, dá a receita do mandi susu, tradução literal para banho de leite. Ela conta que é um dos tratamentos mais indicados para amaciar, hidratar e suavizar a pele.

Ingredientes:
• 5 col. (sopa) de iogurte natural para cada 100 l de água;
• pétalas de rosa.

Modo de usar:
1. Encha a banheira com água morna e adicione o iogurte e as pétalas;
2. Relaxe por 20 min. e depois enxágüe-se, alternando água fria e morna.

MAIS QUE UM BANHO - Além de limpar a sua pele, ele pode ser um grande aliado da beleza e da mente, qdo utilizado em conj. com ervas e óleos essenciais


Quente, frio, morno, os banhos de imersão aparecem na história associados à busca de limpeza e purificação. Hoje, além de higienizar, eles têm uma relação íntima com o prazer. Essa sensação de bem-estar profunda, provocada pelo contato da água com o corpo, tem explicação. “Entre 36º C e 40º C, por exemplo, a água promove a dilatação dos vasos e uma cascata de efeitos terapêuticos, como relaxamento muscular e melhora da circulação sangüínea. Ou seja, mais oxigênio e nutrientes chegam às células. Ao sair do banho, a transpiração aumenta, levando ainda boa parte das toxinas acumuladas”.
Versões para diferentes preferências não faltam. No livro Banho – Histórias e Rituais (Editora Grifo), Renata Ahscar, uma das autoras, diz que os mornos têm efeito calmante, recomendados a quem sofre de insônia e ansiedade. “Banhos de temperatura alternada melhoram a circulação, tonificam a pele e dão energia. As pessoas podem optar pelo jato quente, por cerca de três minutos e depois se submeter a uma ducha fria de apenas alguns segundos. Para aproveitar o efeito estimulante, é bom encerrar sempre com o jato frio”.
Mas é associado a ervas ou óleos essenciais que a água, sob uma temperatura de cerca de 40º C, apresenta um leque abrangente de benefícios, físicos, estéticos e emocionais. “Em menos de 15 segundos, seus aromas atingem o centro límbico – região do cérebro responsável por sentimentos e emoções. Resultado: essas substâncias, extraídas de flores, folhas, cascas, raízes e sementes, influem diretamente nos sistemas hormonal, circulatório e nervoso, provocando variadas e mágicas reações. Sem contar que seus ativos agregam um valor altamente antioxidante e revitalizador da pele.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DRENAGEM LINFATICA


É uma massagem feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes que segue o trajeto do sistema linfático. Este sistema é o responsável pelo transporte da linfa que conduz os nutrientes e os dejetos celulares. Quando ele não cumpre sua função, provoca a retenção de líquido e formação de edemas.
Benefícios:

* reduz edemas linfáticos como os inchaços pós-operatórios
* reduz a retenção hídrica
* proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas do organismo
Indicações:
* celulite (extremamente eficaz)
* linfedema

* pré e pós-cirúrgico
* TPM
* stress
* congestão nasal
* rejuvenescimento
* bolsas no contorno dos olhos
Contra-indicações:
* flebite, trombose, tromboflebite e processos vasculares agudos
* infecções agudas de origem virótica ou bacteriana
* doenças pulmonares
* insuficiências renais
* cardiopatias
* hipotensão descontrolada
* gestante de alto risco
* tumores malignos, somente com prescrição médica
* hipertiroidismo
* afecções da pele (dermatites, dermatoses)